Atendimento de Seg. à Sext. 08h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento de Seg. à Sext. 08h às 12h e das 14h às 17h

Cirurgia Plástica
Otoplastia Estética

Muitas vezes a orelha em abano, defeito estético mais comum, é encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar caçoadas na infância, trazendo como conseqüência marcas profundas no comportamento da criança.

Assim é que existe uma idade ideal para se fazer a cirurgia de correção do abano: 5 a 7 anos ( denominada idade pré-escolar ), período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica. Normalmente as seguintes perguntas são feitas por ocasião da 1ª consulta:


0l) P: A CIRURGIA DA ORELHA EM ABANO DEIXA CICATRIZES?
R: A cicatriz desta cirurgia é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crâneo. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase inaparente”.

02) P: QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
R: Crianças: anestesia geral.
Adultos: anestesia local com sedação assistida ou a critério.

03) P: QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO E O TEMPO DE CIRURGIA ?
R: Anestesia geral: 24 horas.
Anestesia local: S/ internação em 95% dos casos.
O tempo de cirugia é de aproximadamente 90 minuitos quando se opera as duas orelhas.

04) P: O FORMATO DA ORELHA É O MESMO ?
R: A cirurgia vai lhe proporcionar uma nova orelha com um formato levemente diferente daquele que você está acostumada, a cartilagem conchal da orelha será dobrada sobre si mesmo, o que pode acentuar a sua visualização externa. Pelo mesmo motivo a orelha, que tem um form,ato ligeiramente triangular tende a ficar um pouco mais puntuda, diminuindo a base deste triângulo. Inicialmente você poderá estranhar este formato pelo motivo de você estar acostumado ao formato antigo, porém com o passar dos meses você acostumará com o novo formato.

05) P: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
R: O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar de uma rua. São riscos do quotidiano, aos quais estamos acostumados.

06) P: HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
R: Geralmente não. Quando houver a intercorrência de dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

07) P: COMO É O CURATIVO?
R: Na primeira semana o curativo oclue toda a cabeça ( como um capacete ), depois não tem mais curativos.

08) P: QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS? HÁ DOR?
R: Em torno do 10º dia. Não existe dor na retirada. Em alguns casos usam-se fios absorvíveis e não hà necessidade de se retirar pontos.

09) P: EM QUANTO TEMPO SE ATINGIRÁ O RESULTADO DEFINITIVO?
R: Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 70 % do resultado almejado. Após 4 a 6 meses, o resultado será definitivo.


10) P: NÃO HÁ O RISCO DE “VOLTAR O PROBLEMA DO ABANO” APÓS A CIRURGIA?
R: Desde que devidamente conduzida a cirurgia, o resultado tende a ser definitivo, principalmente quando a cirurgia è realizada em crianças. Quanto maior a idade maior a chance de haver uma pequena regressão na correção devido à memória da cartilagem auricular. Convém salientar também, que uma leve assimetria sempre ficará, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.


RECOMENDAÇÕES SOBRE OTOPLASTIA ESTÉTICA


A) RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:

– Confirme sua cirurgia com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data marcada para a cirurgia, caso contrário a data será liberada para outros clientes.
– O jejum é fundamental nos procedimentos anestésicos cirúrgicos. Você deve se abster da ingestão de alimentos sólidos e líquidos no mínimo 6 horas antes da cirurgia. Lavar os cabelos na véspera e no dia da cirurgia com SOAPEX ou FISOHEX (sabonete líquido encontrado em qualquer farmácia).
– Evite tomar quaisquer medicações que não forem prescritos pelo seu médico.
– O uso do anticoncepcional (comprimidos ou injetável) deve ser interrompido, no mínimo, 15 dias antes da cirurgia. Use métodos de barreira (p.ex.: preservativos) para evitar gravidez.
– Medicamentos para emagrecer devem ser interrompidos uma semana antes da cirurgia.
– Evite o uso de bebidas alcoólicas 48 horas antes da cirurgia.
– Você deve parar de fumar no mínimo 30 dias antes da cirurgia e 60 dias após a cirurgia (IMPORTANTE).
– Evite esportes e/ou exercícios físicos excessivos, você precisará de muita energia para uma boa recuperação no período pós-operatório.
– Medicações para dor (analgésicos e antiinflamatórios) e febre são muito perigosos se tomados até uma semana antes da cirurgia. Eles diminuem a coagulação do sangue e provocam sangramento excessivo durante e após a cirurgia. Citamos aqui alguns exemplos destes medicamentos: AAS, Buferim, Melhoral, Cataflam, Feldene, Voltarem, Biofenac, Profenid, Sonrisal, Sonridor, Aspisim, Resprim, Benegripe, entre outros.
– Você deverá comunicar ao anestesista o uso de medicamentos de uso diário, alergias medicamentosas, uso de próteses dentárias e doenças crônias (Hipertensão arterial, Bronquite Crônica, Asma, etc.)
– Não faça regimes de emagrecimento sem a orientação de um médico ou nutricionista. Isto pode acarretar queda dos níveis de proteínas e sais minerais importantes para a recuperação pós-operatória.
– Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado.
– Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 10.dias.


B) RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRlAS:


– É indispensável que uma pessoa adulta o acompanhe quando sair do hospital
– Não dirija nenhum veículo ou opere máquinas durante 24 horas após o ato anestésico cirúrgico.
– Evite ficar sozinho(a) em casa. Não tranque portas de banheiro e quartos.
– Evite alimentos muito gordurosos nos primeiros 2 dias. Não faça regimes de emagrecimento por conta própria. Consulte sempre o seu médico.
– Não tome medicamentos que não sejam os prescritos pelo seu médico.
– Não tome atitudes sem falar com o seu médico.
– Evite esforços nos 10. primeiros dias.
– Obedeça as instruções que lhe serão dadas por ocasião da alta hospitalar relativas ao repouso.
– NÃO FIQUE DEITADA(O) O DIA TODO. Movimente-se dentro de casa. Vá andando ao banheiro, à sala ou à cozinha (sempre acompanhada(o) de outra pessoa).
– Evite molhar o curativo, até que seja autorizada(o) a fazê-lo.
– Não se exponha ao sol ou friagem, até segunda ordem.
– Volte ao consultório para curativos subseqüentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.
– Consulte este Folheto de Instruções quanto à evolução pós-operatória, tantas vezes quanto necessário.
– Provavelmente você estará se sentindo tão bem a ponto de esquecer-se que foi operada(o) recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que determinará certos transtornos.
– Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco suas eventuais dúvidas.
– Poderá retornar às atividades escolares, profissionais, etc 12 dias após a cirurgia

voltar