Atendimento de Seg. à Sext. 08h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento de Seg. à Sext. 08h às 12h e das 14h às 17h

Estética
Depilação a Laser

O que é Depilação com Laser?

Os pelos são um problema na sociedade moderna, principalmente pelo nosso padrão de beleza. Uma forma de eliminação rápida e com efeitos duráveis é desejada por homens ou mulheres, pois com a vida agitada teríamos mais tempo para outras atividades.

Outro problema são as dermatites geradas pela simples presença do pêlo ou por sua retirada com os métodos convencionais.

Algumas alterações hormonais podem modificar a distribuição e localização dos pêlos, gerando também desagrado aos seus portadores.

Uma nova tecnologia, com o uso da energia luminosa é oferecida para tratar a pilosidade normal e anormal. O LASER e a LUZ INTENSA PULSADA. O princípio é utilizar a propriedade da atração da luz pela melanina contida nos pelos e no folículo piloso, causando sua destruição. Então conseguimos diminuir muito o número de pêlos e os que restam diminuem a espessura ficando mais claros.

A Fotoepilação com o LASER e a LUZ PULSADA, deve ser considerada não apenas um processo de depilação, mas de tratamento dos pêlos indesejáveis. Com as novas técnicas de LASER, uma atividade prosaica como a eliminação da pilosidade, ganha ares de alta tecnologia médica, trazendo o homem e a mulher para a realidade de futuro, antes só idealizada.

O tratamento de pêlos é eficiente, mas muitos mitos criados devem ser esclarecidos para que os resultados sejam duradouros.

A escolha do equipamento vai depender da cor da pele, do tipo de pêlos e das áreas a serem tratadas e é feita pelo médico ou fisioterapeuta  no momento do procedimento.

A diferença entre o LASER e a LUZ PULSADA é que o LASER possui só um comprimento de onda, ou seja, a luz possui só uma cor, enquanto a LUZ PULSADA tem vários comprimentos de onda, ou seja colorida.Na  LUZ PULSADA, a emissão pode ser modulada por filtros que permitem a transmissão de luz acima de um determinado comprimento de onda, o que vai dar a LUZ PULSADA a sua multiplicidade de usos, como: para a depilação, fotorejuvenescimento e vasos. Já os Lasers têm um só comprimento de onda e assim para múltiplos usos são necessários múltiplos Lasers.

Nos Estados Unidos as técnicas mais utilizadas para depilação são a LUZ PULSADA e o Laser ND:YAG. Esta escolha é feita pela cor do pelo ou da pele, às vezes necessitamos utilizar as duas técnicas. No Brasil, ainda utilizamos muito o Laser de DIODO, porém sua utilização vai diminuir, seguindo as tendências internacionais.

Como Age o LASER na Depilação?

O pêlo é gerado por uma estrutura chamada folículo piloso. Os pêlos têm a capacidade de crescer até certo ponto e podem cair e serem eliminados espontaneamente. Quando um pêlo é eliminado espontaneamente, um novo pêlo é gerado pêlo próprio folículo piloso. É por esse motivo que quando se faz a depilação por qualquer um dos sistemas convencionais, os pêlos crescem novamente, em quantidade, espessura e cor, iguais ou até mesmo aumentadas.

As fases de crescimento do pêlo:

O pêlo tem um ciclo de crescimento. Este ciclo de crescimento do pêlo tem 3 fases, chamadas fases de crescimento.

As Fases de Crescimento do pêlo são a Anágena ( crescimento) , a Catágena ( intermediária) e a Telógena ( repouso) .

Os pêlos de uma determinada região estão em diversas fases de crescimento.

Na fase Anágena, os pêlos estão muito próximos da parede do folículo piloso, que é mais estreito. Nas outras fases os pêlos estão mais separados da parede do folículo.

Os pêlos  são melhor eliminados na fase Anágena, quando existe uma maior concentração de Melanina e contato com as estruturas do folículo piloso o que permitem a sua destruição.

Por esse motivo são necessárias várias aplicações em intervalos distintos para cada região. À cada aplicação uma parte dos pêlos e da capacidade de produção de novos pêlos é eliminada. Nas sessões subseqüentes conseguimos um resultado cada vez melhor.

A Ação Seletiva do LASER sobre o pêlo

O uso do LASER para depilação vem sendo estudado pela medicina há poucos anos. O princípio da ação do LASER é a Fototermólise Seletiva, que significa que algumas estruturas do corpo captam mais calor e energia do que outras quando submetidas à exposição da luz.

No caso da depilação, a Melanina presente no pêlo, recebe a maior parte da energia (um cromóforo) enquanto a pele recebe menos. O pêlo e sua base possuem grandes quantidades de melanina, a captação da energia através do pêlo, é transmitida ao folículo piloso, que acaba sendo destruído, e assim eliminando a possibilidade de geração de um novo pêlo.

 

As estruturas do corpo que possuem cor são chamadas cromóforos. assim é que a melanina tem a cor preta e é um cromóforo, e a hemoglobina do sangue tem a cor vermelha e também é um cromóforo. Existem diversos equipamentos emissores de luz, capazes de realizar a fototermólise seletiva, cada um com características próprias que o fazem agir sobre um cromóforo. Por exemplo : os que atingem a cor negra, realizam a depilação, e os que atingem a cor vermelha, realizam o tratamento de pequenos vasos e varizes.

 

Duração do Tratamento e Número de Sessões

Consulta inicial

Antes de qualquer tratamento com LASER e LUZ PULSADA, o paciente deve fazer uma avaliação.

Nesta consulta inicial, o médico ou fisioterapeuta vai avaliar a área a ser tratada e propor a melhor técnica de LASER ou de LUZ PULSADA a ser utilizada. Vai dar uma estimativa aproximada do tempo de duração de cada tratamento e número total aproximado de sessões necessárias e as necessidades de sessões de manutenção.

Também vai fazer recomendações ao paciente para os dias que antecedem a aplicação dos Lasers (como evitar banhos de sol) para evitar quaisquer problemas do tratamento. Na Clínica Lumines esta avaliação e orientação são realizadas por especialistas.

Recomendações

O ideal é que o profissional tenha experiência com LASER.

Como recomendação principal, o paciente deve se abster de banhos de sol nos 30 dias que antecedem a aplicação dos Lasers e LUZ PULSADA. Se o tratamento for facial, e o paciente se expõe muito ao sol, o uso de filtros solares é recomendado

A duração de um tratamento pode ser de alguns minutos à 1 hora ou mais, e vai depender da área a ser tratada. O número de sessoes depende de vários fatores relacionados a tipos específicos de pêlo e de pele. Assim é que o tipo de pele, a cor do pêlo, a espessura do pêlo, as áreas a serem tratadas e o número de pêlos em cada fase de crescimento e que vão determinar o número de sessões.

O Médico não vai poder dar uma estimativa exata, mas a sua experiência, avaliando o paciente, poderá dar uma programação muito aproximada dos resultados e numero de sessões esperados.
Uma programação típica é a que se segue

• Fase 1 de Ataque:
3 sessões em intervalos de 3 a 4 semanas

• Fase 2 de Consolidação

3 sessões em intervalos de 4 a 8 semanas.

• Fase 3 de Manutenção

2 a 3 sessões anuais em intervalos de 4 a 6 mêses

 

A Depilação é Definitiva?

Depilação com os Lasers é definitiva para a maioria dos pêlos tratados, mas o termo Depilação Definitiva não é apropriado, porque pressupõe que uma vez tratado nunca mais existirá qualquer pêlo. Isto é um Mito, erroneamente criado, porque nenhum equipamento de LASER ou LUZ PULSADA hoje disponível no mundo é capaz de realizar uma depilação definitiva, de todos os pêlos, mas muitos equipamentos conseguem uma depilação definitiva da maioria dos pêlos e com a manutenção, se pode chegar muito próximo do ideal da Depilação Definitiva.

Podemos esperar com os tratamentos de Depilação com os Lasers, além de uma diminuição definitiva dos pêlos, mudanças favoráveis de suas características, ficando mais finos e mais claros e com menor índice de complicações como infecções e irritação da pele.

Com o tratamento de manutenção, uma situação muito próxima da Depilação Definitiva pode ser obtida. Mas a idéia de que com uma única aplicação de LASER um homem com barba cerrada nunca mais vai precisar fazer a barba, ou que uma mulher com grande quantidade de pêlos nas pernas nunca mais precisará eliminar os pêlos é absolutamente fantasiosa. Entretanto os efeitos do tratamento são muito eficientes, a curto, médio e longo prazo, e a associação de séries de sessões com tratamentos de manutenção trazem resultados que não pode ser obtido por nenhum dos métodos antigos de depilação e são responsáveis pela verdadeira explosão da técnica em todo o mundo.

A Tecnologia de Luz é a única que consegue eliminar pêlos duradouramente.

Perguntas e Respostas

Posso realizar o tratamento após ser submetido a exposição solar e estar bronzeado?

Não, porque o bronzeamento escurece a pele , e o LASER pode confundir a pele muito bronzeada com pigmentações e provocar queimaduras. Deve ser abster de sol por 30 dias antes e 15 dias depois. Embora alguns LASERs e LUZ PULSADA consigam realizar tratamentos com segurança em pele bronzeada, na Clínica Naturale, mesmo que tenhamos estes equipamentos disponíveis ( chamados de pulso longo) preferimos por prudência evitar aplicar nas peles escurecidas pelo sol.

Após o tratamento a minha pele fica muito alterada?

A pele pode ficar um pouco irritada e avermelhada, mas logo melhora. Às vezes podem-se formar pequenas crostas, que vão melhorar com o tempo. Pequenas manchas poderão ser percebidas após a queda das crostas sendo necessário cremes clareadores.

Pacientes de pele morena ou negra podem fazer o tratamento com Luz Pulsada?

Pacientes com pele negra não podem fazer tratamento com LUZ INTENSA PULSADA, e os de pele morena também não devem fazer o tratamento. Entretanto os tipos de pele morena, mais clara podem realizar o tratamento. Uma consulta com o médico vai determinar as melhores indicações. Já os Lasers mais modernos têm tecnologia que permite tratamentos em peles mais escuras, mas muita prudência é necessária.

Porque são necessárias várias sessões para depilação com LASER?

Os pêlos estão em várias fases de crescimento, e só na fase inicial estarão responsivos ao tratamento com LASER. Assim é que em um determinado momento, os pêlos na fase de crescimento serão eliminados definitivamente e os pêlos em repouso, serão eliminados com o LASER, mas não definitivamente. Isto varia para cada paciente e região do corpo. Então dois pacientes que recebem o mesmo tratamento, poderão ter resultados diferentes, um pode apresentar resultados mais rápidos que o outro.

Porque são necessárias sessões de manutenção?

A pele é um órgão vivo e assim está sempre se regenerando. Novos folículos pilosos poderão surgir e novos pêlos poderão aparecer. Assim depois de obtido um resultado, sessões anuais de manutenção são necessárias.

 

Contraindicações:

  • Gravidez
  • Distúrbios hormonais
  • Uso de isotretinoína oral (Roacutan)
  • Crises recorrentes de herpes no local a ser depilado.
  • Uso de medicamentos fotossensibilizantes.

Preparo da pele:

  • Evitar exposição ao sol 10 dias antes e 10 dias após (durante esse período, usar FPS 30 em toda a área tratada).
  • Não fazer depilação com cera ou pinça durante os intervalos entre as sessões e 30 dias antes da primeira sessão.
  • Se estiver utilizando ácidos no local da aplicação, suspender 10 dias antes da aplicação.
voltar