Atendimento de Seg. à Sext. 08h às 12h e das 14h às 17h

Cirurgia Plástica
Lipoaspiração

A Lipoaspiração é uma técnica cirúrgica destinada a remover os excessos de gordura localizadas em qualquer parte do corpo, desde que não haja flacidêz de pele no local a ser tratado. Este procedimento não é destinado ao emagrecimento e sim à remoção daquelas gordurinhas bem localizadas que dificilmente sumiriam com dietas ou exercícios físicos. Existem dois tipos de lipoaspiração, a convencional e a vibrolipoaspiração. Os dois procedimentos são os mesmos, o que diferencia é o método em que vamos fazer a lipossucção. Na convencional usamos um aspirador comum associado à uma cânula de lipoaspiração. Na vibrolipoaspiração o aspirador é conectado à uma aparelho que tem por finalidade a vibração da cânula, o que torna mais fácil o procedimento causando menos trauma ao local aspirado.

01)P: QUALQUER PESSOA PODE SE SUBMETER A UMA LIPOASPIRAÇÃO?
• R:A Lipoaspiração foi desenvolvida para melhorar o seu contorno corporal, melhorando a sua aparência e a sua autoestima. Os melhores candidatos são aquelas pessoas, homens ou mulheres saudáveis, que apresentam algum tipo de volume de gordura localizada e que não seria possível a resolução (ou pelo menos muito difícil) através de dietas ou exercícios físicos. Não importa a idade, porém, é importante a pele do local a ser tratada ser bem elástica e não apresentar nenhum grau de flacidez. A pessoa que vai se submeter à lipoaspiração tem que estar dentro do seu peso normal ou, no máximo, 5 a 10% acima.

02)P:ESTRIAS E CELULITES SÃO TRATADAS COM A LIPOASPIRAÇÃO?
• R: Não. As estrias são um problema de elasticidade exclusiva da pele, onde a lipoaspiração não tem nenhuma atuação. Já a Celulite é um processo inflamatório crônico da gordura formando traves cicatriciais que puxam a pele dando aquele aspecto deformado à pele. A lipoaspiração pode atenuar um pouco a celulite, porém não a elimina e nem é indicada para tratamento só da celulite.

03)P:ESTA CIRURGIA TEM CICATRIZ?
• R: Toda cirurgia que tem corte tem cicatriz. Não existe método nenhum no mundo que faça sumir uma cicatriz. O que a cirurgia plástica tenta fazer é torná-la o menor possível e o mais escondida possível. A lipoaspiração tem várias cicatrizes bem pequenas, o suficiente apenas para deixar entrar a cânula de lipoaspiração no tecido gorduroso. O número de cicatrizes e as suas localizações vão depender do tamanho e local da área a ser tratada.

04)P: QUAL É O TIPO DE ANESTESIA E QUANTOS DIAS FICAREI INTERNADA?
• R: Também vai depender do tamanho e da localização da área a ser tratada. Uma área pequena, na grande maioria das vezes pode ser feita com anestesia local, sem a necessidade de internação. Já uma área maior, como o abdome a anestesia terá que ser peridural ou geral, necessitando, neste caso de um dia de internação.

05)P:COMO É A DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
• R: A sensibilidade à dor é diferente de pessoa para pessoa. Cada um suporta a dor com intensidade diferentes. Normalmente esta cirurgia não doi muito, pois ela mexe apenas no tecido gorduroso. As cirurgias que mais doem são aquelas que mexem em músculo e osso. No período pós-operatório serão prescritos analgésicos e anti-inflamatórios no intuito de aliviar a dor e torná-la suportável.

06)P: EXISTEM RISCOS NESTA CIRURGIA?
• R.: Toda cirurgia existe um determinado grau de risco. A lipoaspiração, apesar de um procedimento simples e seguro, é uma cirurgia como outra qualquer. Quando bem indicada, realizado por um profissional qualificado e respeitado rigorosamente as orientação pós-operatórias, os riscos são mínimos. Podem acontecer reações à anestesia, hematomas, anemias, infecções e, raramente, irregularidades na superfície aspirada. Em alguns casos a drenagem linfática realizada por fisioterapêutas atenuam grande parte das complicações. Pacientes fumantes têm riscos maiores de complicações que aqueles não fumantes. Recomendamos parar de fumar pelo menos 30 dias antes da cirurgia e, no mínimo, 60 dias depois da cirurgia.

07)P: QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
• R: Depende da área a ser aspirada. Pode variar de 30 minutos à 3 ou 4 horas.

08)P:SE EU ENGORDAR DEPOIS DA CIRURGIA O QUE VAI ACONTECER?
• R: A lipoaspiração diminui porém não retira totalmente o tecido gorduroso onde foi tratado. As células gordurosas não têm a capacidade de se multiplicar porém elas podem acumular gordura no seu interior aumentando assim o seu tamanho. Se você engordar depois da cirurgia certamente vai haver modificação no aspecto da área aspirada, porém o aspecto não deverá ser o mesmo de antes da cirurgia pois o número de células é menor.

09)P: EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO FINAL?
• R: Toda cirurgia apresenta no seu período pós-operatório um determinado grau de inchaço (edema). Quanto maior a área tratado mais inchado vai ficar. O seu organismo tem muita dificuldade em absorver este inchado, pois a “agressão cirúrgica” é muito grande. Normalmente demora de 4 a 6 meses, em média, para desinchar totalmente e a pele se adequar ao seu novo leito. O resultado final nunca vem antes de 6 meses após a cirurgia. Lembrando que, caso haja alguma complicação pós-operatória este período por ser maior.

10)P: QUANTO DE GORDURA PODE SER RETIRADA?
• R: Como já foi dito anteriormente, a lipoaspiração não é tratamento de emagrecimento. Existe um limite padronizado pela Organização Mundial de Saúde e que é um consenso entre as sociedades de Cirurgia Plástica do mundo todo que não se deve aspirar mais do que 3 a 4 litros de volume aspirado. Isto não significa 3 a 4 litros de gordura, nem 3 a 4 quilos que você vai emagrecer. Porque o volume aspirado inclui gordura, sangue e vários outros elementos que vêm junto naquilo que aspiramos. Qualquer coisa acima deste limite aumentam muito os riscos desta cirurgia, podendo ter conseqüência muito desagradáveis.

11)P: A LIPOASPIRAÇÃO PODE SER ASSOCIADA À OUTRAS CIRURGIAS?
• R: Sim, e freqüentemente isto acontece. Só que, outras cirurgias associadas poderão influir na quantidade de volume que podemos aspirar pois a perda sangüínea aumenta. Somente o seu cirurgião poderá avaliar as vantagens ou desvantagens de se fazer uma lipoaspiração associada à outra cirurgia.

12)P: AFINAL, O RESULTADO COMPENSA?
• R: Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que V. pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a Lipoaspiração tem indicações bem definidas, desde que respeitadas estas indicações e as orientações pós-operatórias, certamente o resultado será satisfatório. O cirurgião plástico apenas melhorará o território prejudicado pelos defeitos estéticos preexistentes. Converse bem com o seu cirurgião e exponha todas as suas dúvidas e expectativas, só assim poderemos saber o que você realmente quer e se podemos ajudá-la de maneira eficaz.

RECOMENDAÇÕES SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO

A) RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:

– Confirme sua cirurgia com, no mínimo, 10 dias de antecedência da data marcada para a cirurgia, caso contrário a data será liberada para outros clientes.
– O jejum é fundamental nos procedimentos anestésicos cirúrgicos. Você deve se abster da ingestão de alimentos sólidos e líquidos no mínimo 6 horas antes da cirurgia.
– Evite tomar quaisquer medicações que não forem prescritos pelo seu médico.
– O uso do anticoncepcional (comprimidos ou injetável) deve ser interrompido, no mínimo, 15 dias antes da cirurgia. Use métodos de barreira (p.ex.: preservativos) para evitar gravidez.
– Medicamentos para emagrecer devem ser interrompidos uma semana antes da cirurgia.
– Evite o uso de bebidas alcoólicas 48 horas antes da cirurgia.
– Você deve parar de fumar no mínimo 30 dias antes da cirurgia e 60 dias após a cirurgia (IMPORTANTE).
– Evite esportes e/ou exercícios físicos excessivos, você precisará de muita energia para uma boa recuperação no período pós-operatório.
– Medicações para dor (analgésicos e antiinflamatórios) e febre são muito perigosos se tomados até uma semana antes da cirurgia. Eles diminuem a coagulação do sangue e provocam sangramento excessivo durante e após a cirurgia. Citamos aqui alguns exemplos destes medicamentos: AAS, Buferim, Melhoral, Cataflam, Feldene, Voltarem, Biofenac, Profenid, Sonrisal, Sonridor, Aspisim, Resprim, Benegripe, entre outros.
– Você deverá comunicar ao anestesista o uso de medicamentos de uso diário, alergias medicamentosas, uso de próteses dentárias e doenças crônias (Hipertensão arterial, Bronquite Crônica, Asma, etc.)
– Não faça regimes de emagrecimento sem a orientação de um médico ou nutricionista. Isto pode acarretar queda dos níveis de proteínas e sais minerais importantes para a recuperação pós-operatória.
– Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado.
– Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 15.dias.

B) RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRlAS:

– É indispensável que uma pessoa adulta o acompanhe quando sair do hospital
– Não dirija nenhum veículo ou opere máquinas durante 24 horas após o ato anestésico cirúrgico.
– Evite ficar sozinho(a) em casa. Não tranque portas de banheiro e quartos.
– Evite alimentos muito gordurosos nos primeiros 2 dias. Não faça regimes de emagrecimento por conta própria. Consulte sempre o seu médico.
– Não tome medicamentos que não sejam os prescritos pelo seu médico.
– Não tome atitudes sem falar com o seu médico.
– Evite esforços nos 15. primeiros dias.
– Obedeça as instruções que lhe serão dadas por ocasião da alta hospitalar relativas ao repouso.
– NÃO FIQUE DEITADA(O) O DIA TODO. Movimente-se dentro de casa. Vá andando ao banheiro, à sala ou à cozinha (sempre acompanhada(o) de outra pessoa).
– Evite molhar o curativo, até que seja autorizada(o) a fazê-lo.
– Não se exponha ao sol ou friagem, até segunda ordem.
– Volte ao consultório para curativos subseqüentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.
– Consulte este Folheto de Instruções quanto à evolução pós-operatória, tantas vezes quanto necessário.
– Provavelmente você estará se sentindo tão bem a ponto de esquecer-se que foi operada(o) recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levá-la a fazer esforços prematuros, o que determinará certos transtornos.
– Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire conosco suas eventuais dúvidas.
– Em caso de pacientes acima do peso ideal, poderá ocorrer, após o 8o. dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado por um ou mais pontos de cicatriz. Não se preocupe se isto lhe ocorrer. É a “lipólise”, que não significa absolutamente complicação.